..::Juliana Persou::..

..::Juliana Persou::..
..::Carpe Diem ::..

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Amizade - Substantivo Feminino

Devemos manter presos aqueles que amamos, se tentarem fugir é porque tem espaço demais na gaiola, se não é porque eu já os ensinei como funciona.


Pode até chocar... mas eu duvido que não exista um ser humano que não pense desta forma. Nem por um breve momento. Se existir parabéns... esse alguém não deve gostar de ninguém... não pra mim!!



Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
 A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
 Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
 A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
 Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".
 A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:
 
  • a tendência de desejar o melhor para o outro;
  • simpatia e empatia;
  • honestidade;
  • lealdade;
 A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los; Até parece... ao ler essa parte, fiquei chocada, e questionei se sou uma boa amiga, mas como finjo sempre ser descontraída fiquei mais aliviada... mesmo não estando de acordo, não deixo saberem que não quero que algo seja feito... Mas aprecio muito quando se tocam por si mesmos.  
Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.

 
x-x-x-x-x-x-x
 
Incrivelmente, todos se consideram bons amigos, e esquecem de se questionar se são bons amigos, se conseguem ser parceiros sempre.
Cobramos tanto às vezes, tudo porque idealizamos uma amizade, sentimos tristeza quando vemos que não somos valorizados como gostaríamos.
Existem aqueles que dizem que ser amigo é não cobrar, é não esperar, é deixar fluir... mas e o comprometimento. Por mais que gostemos de um amigo, ele não é totalmente amigo qdo não faz questão de mim, qdo só lembra de mim qdo me vê ou pior, qdo passa por algum perrengue e me liga pra falar das decisões a ser tomadas ou injustiças sofridas.
Dizem que ser amigo é não aprisionar, é deixar livre... Como dizer isso para uma escorpiana convicta, que acredita que amar é enjaular, é manter no cativeiro, sob a justificativa infame de "garantir proteção".
Sim, consigo ser imparcial a mim mesma, mas não consigo mudar as coisas que sinto, mesmo sabendo que são erradas.
Acredito sim, que:
Devemos manter presos aqueles que amamos, se tentarem fugir é porque tem espaço demais na gaiola, se não é porque eu os matei sufocados.
 
Infelizmente pra mim... abnegação não é um dom, nem uma característica, é uma lição dificil na qual eu sou repetente e julgo nunca conseguir evoluir.
Sou generosa, mas não sei deixar livre.
Deve ser por isso que é bem mais fácil me manter sozinha,afinal uma hora ou outra alguém vai inventar de querer ser livre, de querer ser amigo dos que não são meus amigos!
Fazer o que... a gente vai tentando se adaptar... suportar pelo menos... e fingir que é igual a todo mundo.
Fazer o que né.
 
 
Beijos..
Juliana Persou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos livres e responsáveis pela liberdade que possuímos. O Direito de Expressão é uma dessas liberdades e responsabilidades.

Beijos